domingo, 7 de novembro de 2010

Repositórios de vídeos educativos

Os repositórios de vídeos São importantes fontes de pesquisa permitem obter vídeos para diferentes usos em diferentes áreas do conhecimento.

Repositórios digitais servem para armazenar conteúdos que podem ser pesquisados por meio de busca e acessados para reutilização. Os mecanismos de identificação, armazenagem e acesso são partes importantes de um repositório. (Nascimento, 2009)

 Repositório educacional

Qualquer recurso digital com aplicação na educação pode ser incluído em um repositório educacional. Alguns tipos de materiais como: software, multimídia, textos, livros eletrônicos, testes, ementas de cursos, cursos, planos de aula, apresentações, arquivos de áudio e vídeo são encontrados nos repositórios.
Os repositórios educacionais que oferecem recursos digitais no formato de animações, simulações e vídeos beneficiam a compreensão e estimulam a pesquisa.

Desenvolvido pelo MEC um repositório de objetos educacionais oferece acesso aberto e gratuito a recursos educacionais.




Este Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções. "Nesse momento o Banco possui 11.230 objetos publicados, 3.115 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.762.251 visitas de 163 países. (MEC, 2008)

                                                                  
CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem desenvolvido pela equipe de Pós-Graduação Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

zappiens Parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal. Reuni acervos raros e exclusivos.

Os repositórios institucionais representam melhoria do ensino, do aprendizado e da pesquisa, do saber e da comunicação científica. 




      O You Tube EDU oferece palestras e aulas online sobre as várias matérias dadas nas instituições. Todos os vídeos são gratuitos. A adesão das universidades a esta iniciativa tem superado as expectativas e neste momento já existem 100 universidades a publicar os seus vídeos no YouTube EDU, com um total de 20.000 vídeos e 200 cursos completo. 

      "Há que destacar a importância desta iniciativa, que vai de encontro à necessidade das Universidades em promoverem suas atividades numa das maiores comunidades online que é o YouTube." (FCT, 2009) 

        Em vez de centralizarem seus conteúdos nos seus próprios sites, as Universidades alargam o seu raio de influência e reforçam a importância de se ir ao encontro das pessoas que todos os dias pesquisam por vídeos no YouTube, numa estimativa de 5 Bilhões visto por mês. A interface é muito simples de utilizar, os assuntos estão relacionados em 13 categorias: Administração, Educação, Engenharia, Belas artes, Design, Saúde e Medicina, História, Humanas, Jornalismo e mídia, Direito, Literatura, Matemática, Ciências e Ciências Sociais.


     "A Universidade do YouTube EDU é uma iniciativa de apoio a Universidade, pesquisa e missão de serviço público por meio de compartilhamento de conteúdo de mídia institucional" (The University of Iowa, 2010)





Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidades no You Tube EDU.  Lisboa, 2009. Disponível em:<http://cne.fct.unl.pt/mod/forum/discuss.php?d=1574 >. Acesso em: 07 nov. 2010.

 < objetoseducacionais2.mec.gov.br/>. Acesso em: 07 nov. 2010.

Nascimento, Anna Christina de Azevedo. Repositórios no contexto da EAD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais. In: SEMINÁRIO REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS E DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/13697/12560> Acesso em: 07 nov. 2010.

The University of Iowa. Usando o You Tube EDU. Disponível em: <http://itunes.uiowa.edu/using-youtube/index.html>. Acesso em: 07 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário