segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jornais Digitais Internacionais

No início, os jornais digitais, apenas transportam para a rede o conteúdo da versão impressa. Depois,acrescentam alguns produtos diferenciados à nova mídia. Os da terceira geração são feitos exclusivamente para a Internet com produtos planejados para o referido suporte. (Mielniczuk, 2004). 



A facilidade de acesso a informação disponível em meio online é infinita, porém, cabe ao profissional da informação agir como um "filtro" selecionando de acordo com as suas necessidades informacionais o conhecimento útil para o aprimoramento das suas capacidades. 
O Bibliotecário no exercício de suas funções precisa estar sempre atualizado para disponibilizar a os usuários da instituição onde presta serviço, informação confiável, atualizada e pertinente as necessidades do consulente. 


[ . . . ] o computador mudou tudo. O mundo tornou-se hoje um lugar diferente até mesmo para as pessoas que não têm acesso à tecnologia da informação” (HARRIS, 1995)


A disponibilização do conteúdo informacional jornalístico em meio eletrônico é um importante aliado para o bibliotecário, pois imagine a quase impossibilidade de disponibilizar jornais internacionais diariamente na instituição, isso não seria viável sem as tecnologias da informação, pois para que isso pudesse acontecer alguém teria que ir até um determinado país buscar o jornal para que ele pudesse ser lido, ou dependeria dos serviços de correios internacionais aéreos. Com isto, demoraria muito tempo e faria com que a informação chegasse às mãos do usuário, ultrapassada.



                           El Pais (Espanha)


A tecnologia permite uma cobertura quase em tempo real aos veículos presentes na web, os leitores têm acesso à informação de qualquer lugar do mundo. Quem navega na Internet pode acessar vários jornais internacionais de renome que disponibilizam notícias em vários idiomas.


  • Jornal francês de maior prestígio internacional, mantém uma variedade de informações e articulistas respeitados, além de uma postura política independente”, o que fazem a essência de um jornal de estilo sóbrio.

  • Fundado em 1944 por Hubert Beuve-Méry.

  • Sua primeira edição online foi lançada em 19 de dezembro de 1995.

  • Sua estrutura interna mostra-se bem diferente da maioria das empresas jornalísticas, uma vez que seus redatores possuem 40% do seu capital.

  • Em 2005, seu formato sofreu modificação, com grande avanço na programação visual, deixando de ter o aspecto de textos extensos e analíticos que era sua característica, através da inserção de logotipo, mais fotos e textos menos extensos.( WIKEPEDIA, 2010)


Esta semana, o Jornal francês “Le Monde” noticiou a seguinte pergunta polêmica:

"As bibliotecas digitais para comunidades"

Internet 2.0 é baseado comunidades freqüentemente aleatória. E se um iniciado com livros digitais, comunidades já estabelecidas, quer regionais, académicas, empresariais? E se eles dotados das novas ferramentas digitais, encorajando-os a comunicar uns com os outros? 




     Assuntos como este, noticiado no Le Monde, são de grande relevância na área da Biblioteconomia e corroboram para as discussões no meio acadêmico e entre os profissionais atuantes na área. Além de proporcionar novas discussões, proporcionam o acesso a qualquer pessoa que esteja conectada com o mundo digital, deixando de ser uma informação de uso exclusivo de uma determinada área do conhecimento. 







HARRIS, Stuart. Cyberlive. São Paulo: Berkeley Brasil, 1995.

MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimento sobre jornalismo na web In: MACHADO, Elias e PALÁCIOS, Marcos (orgs.) Modelos de Jornalismo Digital. Salvador, Calandra, 2004. 
WIKEPEDIA. Le Monde. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Monde>. Acesso em: 08 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário