domingo, 29 de agosto de 2010

Blog: Canal de Informação Confiável

   No post anterior, foi possível verificar que os blogs além de diários eletrônicos são ferramentas de informação colaborativa dos mais diversos assuntos, desde lazer até assuntos de interesse mútuo da sociedade, como política, saúde, educação etc. No entanto, existem cerca de 4 mil blogs de diferentes gêneros, como certificar a confiabilidade das informações neles contidas?

   Sem restrições para criação de sítios na web, tornou-se necessário fazer uma avaliação dessa informação disponibilizada. Segundo Tomaél et al. (2004) “a importância de avaliar-se a informação disponível na Internet é bastante significativa para quem a utiliza com a finalidade [de] pesquisa, e é de extrema relevância para enfatizar a inconstância da qualidade das informações encontradas” (TOMAÉL et al., 2004, p.19).

  Os critérios para avaliação dos blogs irão variar de acordo com a proposta de cada gênero, no entanto existem alguns critérios de avaliação que independem disso, bem como, autoria, intencionalidade, conteúdo, design e atualidade.


Autoria/Identificação

  1. Verificar o responsável pela criação e manutenção do blog,
  2. Representa autoria individual ou institucional;
  3. Apresenta e-mail / endereço para contato
Intencionalidade

  1. Público alvo
  2. Verificar os objetivos da criação do blog se para informar, vender, promover algo ou alguém, para convencer.
Conteúdo/Contexto

  1. Verificar se abrange todas as questões relativas ao assunto,
  2. Se o texto é compreensível, expõe as idéias com clareza,
  3. Apresenta conteúdo adequado ao público que se propõe atender,
  4. Oferece informações a respeito das datas de consulta das fontes para postagens,
  5. Apresentação de links interessantes que complementam a informação
  6. Referências bibliográficas dos assuntos
  Navegabilidade/Design

  1. Verificar se o blog é de fácil navegação,
  2. facilidade para acessar os links,
  3. Verificar se as figuras são “pesadas”, ou seja,  demoram para aparecer na tela, isso se torna um problema se elas são necessárias ao entendimento da mensagem.
  4. Os títulos devem ser de fácil visualização
  5. O texto deve ser coerente e sem erros de grafia
  6. O layout deve ser agradável, padronização estética da página (cor, tamanho da fonte...)
Atualidade/Continuidade

  1. As datas de criação e atualização devem estar presentes,
  2. O assunto deve estar atualizado,
  3. Opções de consulta em outras línguas.
  4. Recursos para PNEs (Pessoas com necessidades especiais)
A questão da acessibilidade na web, pode ser facilitada com a possibilidade de navegação via teclado, algumas pequenas modificações podem ser feitas que só é de fato percebida para quem possuem alguma deficiência para acessar paginas e links. Assim como mostra o vídeo "Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?" feito pela  equipe Acesso Digital, grupo de pesquisa em acessibilidade, usabilidade e padrões Web do Rio de Janeiro.

"[ . . . ] os exemplos mostrados no vídeo foram extraídos da experiência real. Ao selecionar os sites que seriam utilizados, levamos em conta: a variedade dos problemas de acessibilidade; a clareza com que esses problemas poderiam ser apresentados; a diversidade dos sites (de serviços públicos, de empresas privadas, de compras, de notícias, de bancos, etc).( ACESSO DIGITAL, 2010)

Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?



"[ . . .] a qualidade da informação é determinada pela capacidade de satisfazer as necessidades de informação do indivíduo que a usa". (ALVIM, 2007, p. 3).











Referências:

ACESSO DIGITAL. Acessibilidade Web: Custo ou Benefício? Disponível em: <http://acessodigital.net/video.html > Acesso em: 25 de ago. 2010.

ALVIM, Luísa. A avaliação da qualidade de blogues. In: Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 9., 2007, Açores. Anais Eletrônicos... Açores: Universidade dos Açores, 2007. Disponível em: <http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf>.Acesso em: 29 ago. 2010.

TOMAÉL, Maria Inês et al. Avaliação de fontes de informação na internet.Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 1-13, 2001.
Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/293/216 >.  Acesso em: 28 ago. 2010.

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