segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Convergência das Mídias


"A Convergência das Mídias é a interação e interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. Ela prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem". (MESQUITA, 1999).

   
      A convergência digital trouxe inúmeros benefícios para o nosso cotidiano, entre eles a praticidade e a rapidez com que recebemos e transmitimos informações. Uma quebra de paradigma ocorreu, pois, a informação passou a ser capturada e transmitida, independentemente das transmissoras de rádio e de televisão que detinham o monopólio da informação e direcionava o que seria transmitido de acordo com seus interesses.
Hoje, é possível gravar um vídeo de uma câmera de celular, disponibilizar no youtube e em minutos possuir milhões de acessos, sem custo algum de produção nem para disponibilizar o conteúdo.
     
     O vídeo abaixo mostra alguns aspectos benéficos a respeito da convergência e nos faz refletir a respeito das transformações e mudanças culturais e paradigmáticas ocasionadas pelos meios tecnológicos.








      No entanto, cada nova ferramenta criada, faz com que os aparelhos alcancem uma grande obsolescência. Substituímos os aparelhos mais antigos por aparelhos mais modernos que possuam mais funções e recursos para facilitar e suprir ainda mais as nossas necessidades, ou “falsas necessidades”, pois muitas vezes adquirimos aparelhos eletrônicos que não necessitamos, tudo devido a um grande imediatismo gerando um consumismo desmedido das tecnologias.

"A convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. A convergência altera a relação entre as tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e públicos". (JENKINS, 2008, p.41)

      Os aparelhos não mudaram somente suas tecnologias, mas também a forma com que interagimos com essas novas possibilidades. O celular não é somente utilizado para comunicação pessoa a pessoa, como fazemos durante uma ligação. Podemos tirar foto de um quadro de uma exposição e mandar uma um grupo de pessoas informando a respeito do que esta acontecendo naquele exato momento.

"Quando as pessoas assumem o controle das mídias, os resultados podem ser maravilhosamente criativos, podem ser também uma má notícia para todos os envolvidos". (JENKINS, 2008, p. 43)

       Um ótimo exemplo para ilustrar a colocação do auto é a WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

“As atividades da WikiLeaks tiveram enorme repercussão mundial após a divulgação de uma grande massa de documentos secretos do Exército dos EUA, reportando a morte de milhares de civis no Guerra do Afeganistão por militares norte-americanos.” (WIKIPÉDIA, 2010)

      De acordo com o que foi exposto no blog sobre as mídias digitais, e os diversos meios de obter, gerar e disponibilizar informação, acredito ser impossível convergir todos os elementos informacionais, em um só suporte a fim de sistematizar a busca e a recuperação da informação.
      Como foi constatado, com o avanço das mídias digitais e o acesso a internet e repositórios gratuitos, a informação deixou de ser estática e tornou-se interativa e passível de construção e transformação a partir dos mais diversos suportes, sejam eles fotográficos, imagéticos, sonoros... A forma de disponibilizar pode estar acessível em um blog ou um site que pode ou não estar disponível a todos.

"Estamos entrando em uma era de longa transição, e de transformação no modo como os meios de comunicação peram. Não haverá nenhuma caixa preta que colocará tudo em ordem novamente". (JENKINS, 2008, p.51)





JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.  Disponível em: <http://portalliteral.terra.com.br/lancamentos/download/9065_capitulo_1__culturadaconvergencia.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2010.

MESQUITA, João. Estudos sobre multimédia, 1999. Disponível em: < http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html>. Acesso em: 12 dez. 2010.

WIKIPÉDIA. WikiLeaks.  Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/WikiLeaks>. Acesso em: 12 dez. 2010.

YOUTUBE. Convergência Digital, 2007. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=xNSapVyrrSk&feature=related >. Acesso em: 12 dez. 2010.